Tecnologia e Aprimoramento

Tecnologia

A fim de criar um ambiente moderno e seguro para melhor atender aos seus usuários, a Unidade Recomeço Helvétia tem investido na incorporação de tecnologias em seus processos, destacando- se: 

O sistema de informação hospitalar, um dos mais modernos e completos softwares de gestão de saúde, possui módulos totalmente integrados que disponibilizam recursos e procedimentos para um gerenciamento eficiente das informações e um alto desempenho nas atividades, tanto operacionais quanto a estratégicas, além de garantir total segurança de dados e acessos.

Sistema utilizado no RH para processamento de admissões, demissões, folha de pagamentos, férias, vale transporte e relatórios diversos.

Destaca-se a transmissão de Áudio e Vídeo para eventos e treinamentos ao vivo, difundido conhecimento e maximizando nossos recursos.

Aprimoramento

Educação Continuada na Psiquiatria – CRATOD e Recomeço Helvetia:

A Educação Continuada na Psiquiatria atua junto a Equipe de Enfermagem, Multiprofissional e de Conselheiros em Dependência Química. Tem como proposta principal o desenvolvimento do corpo de profissionais em ações específicas e de grande importância na psiquiatria, entre elas: técnicas de comunicação, abordagem verbal, segurança do paciente e conhecimentos da área.

  Um dos pontos críticos encontrado na atuação junto ao colaborador da área de saúde mental e psiquiatria é a formação incipiente quanto a especialidade e, o preconceito e estigma que a população, de modo geral, tem com o perfil do paciente atendido. Assim, ao ingressarem em uma unidade psiquiátrica os colaboradores passam por uma integração específica aonde recebem orientações referentes ao trabalho, manejo do paciente psiquiátrico e outras informações imprescindíveis para a prestação de cuidado com qualidade e segurança.

A Educação Continuada utiliza os seguintes métodos para realização de treinamentos e orientações dos colaboradores: reuniões periódicas, dinâmicas, discussão de casos e artigos, além de estratégias de ensino mais usuais, como a apresentação de aulas expositivas com o apoio de recursos audiovisuais.

Como resultado das ações e treinamentos realizados pela Educação Continuada, nota-se que os profissionais atuam com maior segurança e autonomia, identificam riscos, realizam o diagnóstico situacional, o início de intervenções apropriadas e imediatas focadas no indivíduo, e ainda procuram constantemente manter um ambiente terapêutico, livre de estigmas e que promova a saúde e a segurança do paciente.

Educar em psiquiatria é um processo continuo de revitalização e superação pessoal e profissional, abrange dimensões individuais e coletivas e procura aumentar o conhecimento, a confiança e as habilidades de cada profissional.

Ainda, realiza treinamentos e estratégias de sensibilização de toda equipe assistencial, e atua, com importante função, no processo de Seleção de Pessoal com objetivo de contratar candidatos com o perfil que mais se aproximam aos pré-requisitos da vaga.