Centro de Convivência

O Centro de Convivência da Unidade Recomeço Helvétia ocupa parte do pavimento térreo e os três primeiros andares da unidade e oferece atividades recreativas, educativas e de autocuidado.

A ambivalência faz parte do escopo de sinais e sintomas presentes nos transtornos por uso de substâncias e esses indivíduos, independente da substância utilizada alternam muitas vezes e dentro de curtos períodos de tempo demonstrações de grande interesse na adesão e satisfação com o tratamento, com momentos de desânimo, críticas e desejo de abandono em cuidar-se. Além disso, ainda sentem os efeitos da abstinência recente e, muitas vezes, são acometidos por sintomas psiquiátricos primários ou secundários.

Nesse sentido, o Centro de Convivência tem como objetivo atrair o(a) usuário(a) de substâncias psicoativas para um ambiente saudável e acolhedor e, desse modo, motivá-lo(a) a buscar um tratamento visando sua reestruturação e reinserção social.

Por um ambiente saudável, entende-se que deva ser estável, acolhedor, preocupado em evitar os gatilhos relacionados ao consumo e estruturado com atividades de curta duração.

A grade de atividades do Centro de Convivência tem como princípio oferecer atividades diversificadas, capazes de atender à heterogeneidade e às idiossincrasias dos usuários de substâncias psicoativas incluindo atividades estruturadas e de curta duração, compatíveis com os possíveis e frequentes déficits cognitivos.

Andares

O andar térreo dispõe de:

1. Portaria para registro e distribuição de senhas;

2. Vestiário masculino, feminino e para usuários com necessidades especiais, com chuveiros e armários;

3. Barbearia;

4. Área de espera para o usuário que aguarda o inicio das atividades mais estruturadas oferecidas nos demais andares. Nesse espaço, são realizadas atividades de curta duração.

O 1º andar é destinado a práticas esportivas e conta com:

Academia

Sala destinada a atividades grupais (esportivas e terapêuticas).

urh_conviencia_001

O 2º andar é dividido em três ambientes:

Sala de vídeo e conferências;

Sala para prática de oficinas de informática e leitura;

Espaço multiuso, que pode ser utilizado tanto para estar e para leitura como para oficinas de artes.

O 3º andar é composto pela Unidade de Alimentação e Nutrição, compreendendo a cozinha experimental (onde são realizadas oficinas culinárias diversas), o refeitório e a copa de apoio.

O Centro de convivência funciona de segunda a sábado das 8h às 18h.