Centro de Convivência

O Centro de Convivência da Unidade Recomeço Helvétia ocupa parte do pavimento térreo e os três primeiros andares da unidade e oferece atividades recreativas, educativas e de autocuidado.

A ambivalência faz parte do escopo de sinais e sintomas presentes nos transtornos por uso de substâncias e esses indivíduos, independente da substância utilizada alternam muitas vezes e dentro de curtos períodos de tempo demonstrações de grande interesse na adesão e satisfação com o tratamento, com momentos de desânimo, críticas e desejo de abandono em cuidar-se. Além disso, ainda sentem os efeitos da abstinência recente e, muitas vezes, são acometidos por sintomas psiquiátricos primários ou secundários.

Nesse sentido, o Centro de Convivência tem como objetivo atrair o(a) usuário(a) de substâncias psicoativas para um ambiente saudável e acolhedor e, desse modo, motivá-lo(a) a buscar um tratamento visando sua reestruturação e reinserção social.

Por um ambiente saudável, entende-se que deva ser estável, acolhedor, preocupado em evitar os gatilhos relacionados ao consumo e estruturado com atividades de curta duração.

A grade de atividades do Centro de Convivência tem como princípio oferecer atividades diversificadas, capazes de atender à heterogeneidade e às idiossincrasias dos usuários de substâncias psicoativas incluindo atividades estruturadas e de curta duração, compatíveis com os possíveis e frequentes déficits cognitivos.